segunda-feira, março 21, 2005

A segunda lei da termodinâmica

Confesso que este principio básico da física é algo que me fascina. Nunca o poderei enunciar correctamente, nem explicar decentemente a pessoas que não tenham a mínima sensibilidade física, mas como é obvio não vou deixar de tentar......
Kelvin uma das mentes mais brilhantes do século XIX definiu-a assim:

“É impossível realizar um processo cujo único efeito seja a produção de trabalho às custas da energia na forma de calor retirada de uma única fonte térmica.”

Ou seja é impossível criar um motor de automóvel perfeito que converta toda a energia do combustível em energia para o carro andar, ou uma máquina de lavar perfeita que transforme electricidade em roupa lavada sem perder nada pelo caminho, ou uma máquina qualquer que tenha um rendimento a 100% de facto Carnot um outro senhor muito simpático estabeleceu os rendimentos máximos teóricos que uma máquina pode atingir... mas isso já são outros episódios…. basicamente ele estabelece o conceito de rendimento.. Ou seja o quociente em entre aquilo que damos e aquilo que recebemos (seria fascinante mas assustador se algum dia pudéssemos fazer o mesmo com as relações pessoais….) e diz que recebemos sempre menos do que aquilo que damos... (com as pessoas seria o mesmo? tenho q arranjar alguem do ramo que aqui venha para nos explicar esse assunto...)
Mas afinal onde esta a beleza desse tal de princípio, poderá perguntar o indesejado leitor… calma respondo eu, que não sou professor nem escritor e as coisas demoram a explicar. Existe ainda uma coisa chamada entropia. Se bem q é verdade que é mais um desses palavrões que representa mto pouco para a felicidade de uma pessoa comum peço apenas mais um pouco de persistência que estou qse a lá chegar…. prometo que qdo acabar podem esquecer logo tudo e continuar descansadinhos com a vossa vidinha... A entropia mede a desordem do universo… é assim uma espécie de escala esquisita que tem a grande vantagem de poder quantificar a desordem… imaginemos uma situação absurda… seria a entropia que nos permitiria classificar até que ponto é que a casa do leitor está desarrumada quando comparada com a casa de todas as outras pessoas do mundo. É ela que nos diz se um gás está arrumadinho e certinho onde deveria estar ou está todo maluco com moléculas por todos os lados aos saltos... tipo miudos num parque infantil a correr de um lado para o outro!

Resumindo e baralhando... o que o segundo principio diz é que a desordem do universo aumenta constantemente, ou seja que a energia que não é convertida correctamente é libertada e perdida para o universo, aumentando assim a desordem… ou seja a entropia do universo aumenta constantemente, sendo isso um processo irreversível. ou seja caminhamos lenta, mas firmemente para a desordem! yupy!!!!

yupy???? confundido? com a mioleira frita? se for uma fartura como eu acho que se pode considerer isso como sendo normal... caso contrário é grave... poderá ter q consultar um pirata qualquer!

Sem comentários: