segunda-feira, março 21, 2005

(R)evolução

Estar vivo é o contrário de estar morto! Assim começa o discurso do meu amigo pêlo. Ou barba rija, como agora se pretende auto intitular, numa famigerada alusão brejeira a masculinidade que pretende transmitir com o seu novo cognome... mas não iremos por ai… pelo menos não hoje….

O meu post de termodinâmica era de facto uma introdução a algo um pouco mais vasto que já a algum tempo pretendia partilhar com vocês meu bem odiado publica deste blog desconhecido. Fui no entanto brindado com a visão do meu másculo amigo Barba rija sobre o assunto. Basicamente ( para aqueles que não querem penetrar no denso mundo autista que ele desenvolve com a sua escrita) ele afirma que sendo o homem um animal racional ele é por defeito um ser organizado e como tal a sua inteligência impede que ele se corrompa na desordem. Dificilmente poderia estar em mais desacordo.

Ao longo destes quase 6 meses que aqui escrevo tenho mantido uma linha coerente onde defino a vida a verdade a moral e todas as coisas que nos rodeiam como processos cíclicos que vão sendo revistos de tempo em tempos, sendo alterados de acordo com as ultimas modas de pensamento, de telenovelas ou até mesmo com moral, tornando assim a verdade e o correcto e o errado algo profundamente intrínseco ao tempo em que se esta a observar o acontecimento. Se a alguns anos era verdade que a terra era plana hje é bem sabido que ele é redonda, mas ligeiramente achatada nos pólos, assim como uma laranja, se calhar dentro de alguns séculos ela vai ser redonda quando as condições X e Y acontecerem e ovaloide quando acontecerem as condições Z e W… e desta forma todos os grandes livros de ciências que agora existem vão ter que ser re-escritos para se actualizarem com a nova verdade… uma espécie de vertente do livro “1980” e do seu ministério da verdade, onde os livros são actualizados constantemente de forma a repercutirem as posições do partido…. freedom is slavery!!

Mas pronto… já gastei linhas de mais e ainda nem cheguei ao prato principal do meu post… a desordem….ao contrário do meu másculo amigo acredito que as coisas devem ser agitadas de quando em quando… acredito que o animal humano precisa de REVOLUÇÃO como meio da sua evolução… acho que a destruição tb é um processo de criação, é preciso colocar tudo em duvida e começar tudo de novo, para que algo verdadeiramente novo apareça… tu que és artista, mais do que ninguém deverias perceber isso… já foi tudo inventado… o que falta inventar é aquilo que está para além de imaginação… falta destruir tudo o que já foi feito e começar de novo… do inicio… começar algo novo, melhor ou pior é indiferente… eu posso achar que estou a evoluir mas de acordo com a tua luz estou a regredir… isso é tudo relativo… a historia está cheia de histórias que mostram que foi a destruição de dogmas inquestionáveis que levaram a progressos fenomenais… não só na vida privada das pessoas mas tb a avanços científicos notáveis…. Tem piada definires-te como uma pessoa com fortes simpatias pela esquerda politica e no entanto seres tão conservador ao ponto de seres um dos pensadores mais fascista e reaccionário que conheço… e eu de simpatias de direita e defender a equidade e a livre oportunidade... Questões típicas de esquerda…. É a beleza da politica que temos no nosso pais… ninguém sabe bem em qm ou no que acredita… a politica é cada vez mais como um clube de futebol… desde pequeninos que escolhemos um mas não sabemos bem pq… mas lutamos e defendemos os seus pontos de vista nem que sejam de todo irracionais e pouco sustentáveis…mas a verdade é q não sabemos pq os fazemos…. Sofremos quando perdemos um jogo (as eleições) e deliramos quando somos governo… ficamos esperançados quando se troca de jogador de campo ( remodelações governamentais) e tristes quando verificamos que a merda é a mesma….

E tanta coisa para qse não falar do meu tema favorito… a desordem…. Tenho q cá voltar uma noite destas……

Sem comentários: