sexta-feira, março 18, 2005

Labirinto

Palavras. Já repararam que toda a nossa realidade social é formada por palavras? Ah... é igual a ter reparado que respiramos... pior dizem... mas é que sabem, às vezes é bom lembrar, porque distraídos como somos, ainda nos esquecemos!! O problema é que tomamos as palavras como dadas, como denominadores comuns da nossa vivência conjunta, em sociedade.

Em boa verdade, gostamos até do perfeccionismo da comunicação e há quem viva a ilusão de que todas as ambiguidades e equívocos são um obstáculo ao desenvolvimento, pois retraem a confiança (e o encontro em geral) e que deverão ser portanto anuladas. Tal como nos computadores, em que não há nada mais claro do que zero e um, também na linguagem tudo DEVE estar bem.

Mas que delírio mental!! Que desilusão !!

Proclamo a autoridade da ambiguidade, do equívoco e da incapacidade de comunicação como potências e não desgraças! Pois foi precisamente a nossa incapacidade de memória (total) e incomunicabilidade que promoveu a diversidade semântica e cultural de todos nós, assim como os erros genéticos geraram a biodiversidade existente. Viva o erro! Viva a esquizofrenia! A mutabilidade e mobilidade conceptual das palavras.

Pois meus caros, foi assim mesmo que elas surgiram. Cada palavra não é mais do que uma figura de estilo sobre outra palavra, sem princípio nem fim, sem território mas sim uma "atitude", uma personalidade. Um mundo dentro de cada palavra que é o dicionário inteiro. Um dicionário completamente esquizofrénico e delirante!!
Uma "matriz" em si mesma.
Um sistema em si mesmo incapaz de se auto-definir e auto-compreender.
Um sistema no fundo incapaz de se destruir e reconstruir de novo, qual ilusão modernista baseada em sonhos alheados da realidade das coisas.
Um sistema que se recusa a ser uma equação!

E andamos nós a fazermo-nos de higiénicos e científicos, precisos técnicos máquinas avassaladoras e inevitáveis... sobre uma linguagem de malucos! Ah... que imbecis nós somos!

1 comentário:

Fartura disse...

a destruição como forma de criação

um sistema que promove o anti-sistema...

a ordem que gera o caos....

a linguagem ñ deixa de ser uma equação bela e perfeita, a questão da interpretação é que introduz a verdade e a mentira.....e é mtas vezes a mentira e a duvida sistemática que originam uma nova verdade....

creio que se um homem marcha desalinhado, é pq ouve outro tambor!!!

ñ estará tudo isso previsto pela 3ª lei da termodinamica? a tal da entropia, que afirma categoricamente que todo o sistema fechado (como pode ser o universo que nós conhecemos) caminha para o caos?