quinta-feira, abril 21, 2005

Um pouco de humanidade

"Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens...que ser assim?...

Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar"

António Variações.

Realmente, este projecto dos Humanos fascina-me cada vez mais, com músicas desconhecidas para mim mas que me são tão familiares que penso que as tenho ouvido desde sempre. Descobri no entanto, que se tratam de originais nunca produzidos pelo próprio António, e há apenas dez anos descobriu-se todo o material numa cave. Aquilo que seriam sem dúvida êxitos logo à partida tiveram de esperar por vinte anos desde a sua morte para nos chegarem aos ouvidos através da reinterpretação de muito bons músicos portugueses.

Fascina-me sobretudo pela sua simplicidade sem raiar nunca o populismo pimba, estamos pelo contrário nos antípodas. Sente-se uma grande voz realmente portuguesa, como que vinda do mesmo lugar que as outras músicas mais populares e tradicionais (embora mais actualizadas...). Sinto-me instantaneamente diferente, alegre, simples e crente na vida. Crente na "Portugalidade"!

E tem ritmo porra!

3 comentários:

Fartura disse...

simplesmente foste habituado em pequeno a ouvir musica deste genero, com este tipo de letra... e agora 20 anos depois aparece algo q o teu sub consciente considera familiar... na altura a musica podia nem ser nada de especial... agora é pq é mais do mesmo... um mesmo nostalgico de infancia e de bons velhos tempos

Barba Rija disse...

... e se fosse simplesmente porque a música é realmente boa?

Não dás a essa hipótese o seu benefício da dúvida sequer?

Ou já terás esquecido porventura que em todas as músicas que eu encontro e digo: "GOSTO!!" tu primeiro desprezas, depois toleras e depois dizes-te viciado naquilo?!?

Experimenta. Não dói nada. ;)

Fartura disse...

mas eu gosto.. só estava a tentar "explicar" porque é q automaticamante a consideras boa musica.....

a pouco tempo voltei aos classicos, e fui desenterras cd's da minha juventude...

de la soul, run dmc def jam.... bestie boys.. skatelites, sex pistols.. esse genero de musica.. e encontrei uma série de musicas actuais.. chemical brothers por exemplo.. fiquei estarrecido... era um beat dos de la soul com samples de bestie boys e dos bestles.. dai ser um sucesso imediato... as musicas soam-nos familiares... e isso faz com que gostamos delas.... por exemplo se alguem decidir fazer um mega hit de dança e tiver como fundo a famosa musica do Paulo Alexandre "verde vinho" tu mesmo ñ sabendo vais imediatamente identificar a riqueza musical dos teus antepassados e adorar.. (deus nos guarde q alguem tenha uma ideia tão assustadora!!!!)