quinta-feira, abril 14, 2005

100 anos de relatividade restrita

Faz cem anos! Já se tinham lembrado disso? Para celebrar a ocasião do annus mirabillis de Einstein, cito as suas palavras sobre a sua própria experiência humana:

"Se bem que seja um típico solitário na vida quotidiana, a minha consciência de pertencer à comunidade invisível daqueles que lutam pela verdade, a beleza e a justiça, impediu-me de me sentir isolado. A experiência mais bela e profunda que um homem possa ter é o sentido do mistério; é o princípio subjacente à religiosidade, assim como a todas as tentativas sérias na arte e na ciência. Quem nunca fez esta experiência parece-me que esteja, se não morto, então pelo menos, cego. É sentir que por trás de qualquer coisa que se possa experimentar está algo que a nossa mente não pode colher por completo, e cuja beleza e sublimidade nos alcança só indirectamente, como um débil reflexo. Esta é a religiosidade, neste sentido sou religioso. A mim basta-me o espanto destes segredos e tentar humildemente alcançar com a minha mente uma simples imagem da sublime estrutura de tudo aquilo que está ali presente."

Sem comentários: