quinta-feira, janeiro 27, 2005

Por fim um momento de reflexão nacional…

Neste dia de drama, tristeza e até mesmo tragédia, aproveito o facto de estar de molho durante mais uns dias, para partir ver as opiniões das pessoas em relação ao derbie de 2ª circular… Um dos melhores jogos que alguma vez me lembro de ter visto… (estranho no entanto como tantas pessoas viram outro jogo completamente diferente do meu….) mas não vamos por ai... Quem tem cú tem uma opinião… e pelos vistos a verdade desportiva é apenas mais um exemplo de que não existe uma verdade global… mas pronto, depois de descobrir que de acordo com os regulamentos da FIFA ( e não da UEFA) o arbitro deveria ter expulso metade da equipe do Benfica e a totalidade da equipe do Sporting, que o treinador do Benfica tem uma mãe de profissão duvidosa e que toda a gente do Sporting, incluindo treinador, presidente, roupeiro, claques e por ventura um ou outro adepto não merece sequer ser considerado por falta de classe, proponho que mudemos de tópico, aproveitando para deixar os meus parabéns de perdedor à equipe que teve mais sorte… a propósito… alguém sabe onde posso comprar um cachecol do belenenses ou do estrela da amadora para tb poder torcer por alguém na final??

Hoje mais do que num dia de eleições é dia de debate nacional... hoje nem o mais sensacionalista dos jornais estaria interessado no pobre senhor que nunca tinha visto neve, mas que afinal era cego (AFALFALAS TOOOOODAS!!!!!!! Hehe! ) hoje é dia de derbie… hoje é dia de tentar descobrir todas as falhas dos árbitros e tentar massacrar a equipa que perdeu com os golos dos adversários, de tentar despedir treinadores, de recuperar alegados comentadores desportivos da prateleira para ouvir mais uma opinião duvidosa na objectividade. E pior, hoje é dia em que os portugueses rumam as bancas para comprar os jornais desportivos para obterem todas as migalhas de informação possíveis e imaginárias de um jogo, que neste caso durou 120min…. Mas que agora se prolonga por semanas de conversas de cafés de discussões ocasionais entre amigos…. Ora bem… a minha teoria é a seguinte… o que é que um jogo tem que a vida real não tem??

O que é q faz com que de repente milhões de Portugueses passem a querer estar conscientes da realidade que os rodeia? O que será que faz com que eles queiram se instruir mais sobre um determinado assunto? Que busquem saber na opinião de outras pessoas? (ainda que muitas vezes essas pessoas tenham uma opinião que vale tanto como a sua...) o que faz com que comprem e leiam jornais? Que força tem o desporto que faz com que as pessoas se encontram nos cafés e discutam a bola e não sejam capazes de se interessar pela linha económica desastrosa para o país que os dois principiais partidos apresentam ao país nas próximas eleições? O que faz com que seja importante a declaração do Sr. José Peseiro a dizer que o Sr. João Pereira estava a enganar os adeptos do estádio e ninguém ligar importância quando o Sr. Santana Lopes chame “mariquinhas” ao Sr. José Sócrates num contexto que ainda está por provar? (pelos vistos de acordo com os boatos não desmentidos podemos vir a ter um primeiro ministro homossexual que ainda não saiu do armário…. O que é uma tristeza… porque de acordo com as mulheres com quem tenho falado o Sr. Diogo Infante traria um colorido muito apelativo para estas eleições… seria uma espécie de Barbara Guimarães, mas para as mulheres e para os gays….) e pronto… fugi do assunto… e perdi o indesejado leitor…

É sobejamente conhecido que o futebol tem mais adeptos no mundo do que qualquer religião do mundo... dai epítetos lamentáveis como “ a maior religião do mundo” apensar de não se venerar nenhum deus, e de aproveitamentos comerciais como “ a bíblia do futebol” numa tentativa reles de se aproximar as sagradas escrituras…. Uma tentativa de aproximar um jogo totalmente humano e pautado por erros humanos ao divino sobrenatural… uma espécie de culto pagão à relva e à virilidade masculina... Mas o que será que faz com que as pessoas se importem que seja este ou aquele jogador a estar em campo ou que seja ou não falta e não se importem que haja ou não cuidados de saúde ou que haja ou não segurança nas ruas… não sei responder… mas posso ajudar a resposta… o espectáculo… a emoção… (ainda gostava de saber qtos ataques de coração despoletou o 3-3 do malfadado Simão Sabrosa….) é um jogo de humanos mas que mexe com os sentimentos … as pessoas vivem o ambiente… durante aqueles minutos são outras… ninguém qr saber se são ricas ou pobres… brancas, verdes ou pretas…ninguém qr saber qm são as pessoas do lado… jogo é jogo… é tudo uma questão de se ganhar ou de se perder… de se apostar no cavalo certo…ser melhor do que os outros… de se superar a si próprio… ainda que pelos braços e pernas de outros… toda a gente pode jogar a bola... mas aqueles 11 tipos são os tipos que nos representam perante o mundo... São eles que fazem o nosso lugar… mas do que um jogo, é uma forma de nos superar-mos a nós próprios… Einstein costumava dizer que deus não jogava aos dados quando se referia a perfeição mecânica da humanidade… mas acho que se passa exactamente o contrário com os humanos… nos gostamos do risco... gostamos de apostar... de tentar ganhar o nosso lugar no Olimpo…de sermos melhor, mais perspicazes... mais atléticos… mais qualquer coisa… é por isso que era importante que os políticos pudessem motivar os portugueses… o orgulho nacional… o querer ser melhor do que os outros... não num jogo… mas na vida de todos os dias… o euro foi um principio para as pessoas começarem a sentir orgulho no seu pais… mas é preciso mais… somos mais do que futebol e temos q perceber isso… mais do que qualquer coisa precisamos de brio e de acreditar que somos capazes… pq se tivermos isso podemos ganhar todos os derbies é só encarar os outros países como clubes inimigos numa rivalidade saudável... por exemplo Espanha pode ser o nosso Benfica que queremos vencer categoricamente… é só uma ideia de um invalido que tem tempo a mais para matar!!!! Mas é preciso motivar as tropas… é preciso acreditar que somos capazes… somos o treinador de um pais que precisa de nós para não descer mais uma vez de divisão… qualquer dia estamos nos distritais a lutar pelo penúltimo lugar… é preciso raça.. ou por outras palavras…
Esforço dedicação e glória!

Sem comentários: