quinta-feira, janeiro 27, 2005

O álibi político das utopias tecnológicas II

Concordo… Essas histórias das novas energias por enquanto ainda é a banha da cobra… mas se calhar posso te acrescentar uns dados curiosos ao teu post que não merecem ficar perdidos para sempre num comentário….

Vamos ver ql é o rendimento real de uma lâmpada incandescente de 60watts que temos em casa…

A central térmica mais avançada da Europa é tuga e está ali para os lados do carregado… e conseguiu o fantástico rendimento de 55%.. (é a base de gás utiliza a dupla passagem do vapor pela turbina (uma espécie de intercooler) e veio substituir as velhas centras a carvão que ali estavam ao lado e tinham um rendimento de qse 33%) . mas para essa central térmica trabalhar é preciso primeiro extrair o gás natural… e esse é um processo que também tem custos energéticos elevados… para evitar as confusões de conversões de poderes caloríficos superiores e inferiores em kw e rendimentos de máquinas, centrais de bombagem, custos de arrefecimento e perdas… vamos simplificar isso para 40% do total extraído…um valor se calhar demasiado simpático… e pronto temos gás, temos central térmica.. temos energia… agora vamos ter que a transformar em trifásica, transportar e voltar a transformar em monofasica… ora bem… 10% de perda para os cabos de alta tensão mais ai 40% para as transformações… e pronto.. tens a energia a tua porta… mas tens novamente o problema que os teus cabos em casa são uma merda e aquecem…. Tira lá mas 10% até a electricidade chegar à tua lâmpada….e depois sabes q a tua lâmpada tb tem um rendimento… ai 70% se for uma lâmpada muito boa…. Vamos esquecer que grande parte da luz se trasnforma em calor ou vamos começar a obter valores ridículos…. E pronto… tens a bela da electricidade em tua casa… agora que tens os rendimentos todos queres mesmo fazer as contas de quanto gastas de energia ao planeta sempre que ligas uma merda de uma lâmpada lá em casa? Fazias ideia??? Ou achas mesmo que aquilo q gastas de energia é aquilo que vem na factura?


100*0,40*0,55*(1-0,40)*(1-0,1)*(1-0,4)*(1-0,1)*0,7= 44,25..


Ou seja se tivesses e energia equivalente (utilizando um gás com um PCI constante) a 100KW numa reserva de gás.. na melhor das melhores das hipóteses.. e sendo sempre muito optimista chegada 44,25KW a tua casa… e depois tinhas que ir ver dessa lâmpada quanta luz é que tu utilizavas…. Por exemplo podes ter uma lâmpada acesa em casa durante 10 horas mas na realidade apenas precisares dela durante 8….. ( o que é muito mais comum do que supomos…) sem contar com a energia extras de acender uma lâmpada… nesse caso a energia útil baixava para 44,25*,8= 35,4 Kw….. isto contas por baixo……… dá que pensar não dá?

Sem comentários: