sexta-feira, novembro 18, 2005

my big brother

Acordo de um dia mal passado. Alucino e devaneio, começo a sonhar. Imagino bondades e maldades nos objectos que me rodeiam, a cadeira que é maléfica, o candeeiro que me despreza e o conta-gotas minúsculo, impotente para me ajudar. Vejo tecnologias e palavras, e-palavras, realidades inexistentes no concreto que teimam em falar-nos virtualmente. Máquinas de escrever que se agigantam em moínhos imensos, e todos nós nos julgamos Quixotes. Mas não somos. Somos apenas uma gota de água. Que não brilha. Dentro do oceano, alguém a distingue? Só se distinguem os peixes e os tubarões.

Eu que sou a gota, apenas me é possível ver a carnificina. Sou empurrado para todos os lados, mas não me "tocam" realmente. Sou povo e já estou habituado, os peixes sim, esses é que se magoam.

Dizem-me que o grande tubarão é a Microsoft. Enganam-se. É a Google. A Microsoft tem alterado a sua "estratégia" mas já é tarde. Os recursos humanos da Google (que eu me atrevo a dizer que são os melhores do mundo) estão num crescendo imparável de serviços. Primeiro o "Google", hoje o mais utilizado em todo o mundo, sucesso matemático aclamado por todos (e a home page mais utilizada também). Mais tarde o Gmail, depois o Google Earth, agora o Google Analytics, veja-se também o recém-estreado Google News (wow) e a versão beta do Google Book. Sabe-se também que o reconhecimento facial já vai ser "comprado" pela Google.

Onde pára o monstro? No domínio completo do mundo?
Veja-se esta interessante profecia.
Para termos uma ideia do poder da Google, note-se que a própria microsoft alia-se a outros parceiros para tentar derrotar o google no seu projecto "Google Book"!!!, veja-se aqui.

Por outro lado, a MS é poderosíssima, lembram-se da Netscape? Pois... poderá o Google ser "netscaped"? Outro interessante artigo que trás estas e outras questões...

O conceito "Google" será mesmo o futuro?

Sem comentários: