quarta-feira, novembro 16, 2005

Ainda os Franciúús

Antes de mais tenho q deixar bem claro uma coisa, defendo castigos mais brandos para ladrões do que para vândalos. Um ladrão qdo rouba é para fazer negocio, ganha dinheiro, faz pela vida, um vândalo, qdo estraga, ñ ganha nada com isso, é só estragar por estragar.


Mais do que isso não me posso alongar, porque não compreendo as movimentações do sub-mundo francês. Estou certo q estas implicam realidades que nos ultrapassam a todos, é fácil tecer comentários sobre a escumalha de um pais, o difícil é perceber de onde ela aparece… será esta uma geração oriunda de um Magreb desolado pela guerra, incompetencia politica, e fome? Esta é uma geração de pessoas q vieram de africa, arábia, e afins, com a intenção de trabalharem num pais desenvolvido e terem uma vida melhor. Será que foi isso que encontraram? Esta sociedade de comunicação em q vivemos, mostra o idílico todos os dias. Ela empanturra-nos com o belo e o sublime aimperar, argumentando q o feio horrivel é algo de apenas pontual, e as pessoas acreditam piamente no que lhes mostram… não será q o senhor Bin Laden, qdo mandou as torres do WTC a baixo queria chamar a atenção para as mesmas coisas que este bando de rufias está agora a fazer?

Certos países ricos, estão a ficar cada vez mais ricos, e outros países pobres cada vez mais esvaziados de uma população que imigra constantemente para tentar encontrar os mundos idílicos que lhes apresentam nas novelas. Até que ponto é que os rufias não têm razão? Será comunismo querer um mundo mais justo e igualitário? Um mundo em q as pessoas não sejam forçadas a mudar de país, abandonar as suas casas, amigos e por vezes até mm famílias. Não concordo com os métodos, mas com as motivações...
A historia comprova q de facto dos oprimidos têm sempre formar erradas de chamar a atenção para as suas causas, o IRA e a ETA matavam conterrâneos seus, os palestinos imolavam-se em fogo, e qdo começaram a perceber que o cheiro a carne assada já não funcionava, começaram a matar-se de bombas ao peito…, no fundo todos esses terroristas do novo mundo lutam por uma nova ordem, melhor ou pior não sei… mas urge que ela apareca… até pq este ciclo histórico q atravessamos vive momentos de ruptura social intolerável!

1 comentário:

Barba Rija disse...

Não é a primeira, é a segunda e terceira geração de imigrantes. São aqueles que nem conheceram a miséria dos países de origem nem a dignidade reconhecida e não discriminada de ser "francês".

São Párias.

Mas do que disseste tou de acordo. Só não acho que são tempos "intoleráveis". Intolerável poderá ser os média não se calarem com todos os problemas do mundo sempre que eles existem. E enquanto não há um novo, toca a dar corneta do que "ainda tá a dar".

Mas isso não quer dizer que o mundo vai acabar amanhã. talvez depois de amanhã...

PS: benvido de volta! Isto já estava a começar a cheirar a mofo.