quinta-feira, dezembro 02, 2004

Smoke and mirors.....

Confesso… fiquei confuso… mas afinal o meu caro amigo pêlo acredita ou não na existência da verdade? Existe então uma equação suprema que rege todos os seres humanos? Uma simples forma matemática que explica tudo o que nos passa pela cabeça, que explica o génio e o fracasso, que explica o nascimento e a morte, que explica o nada e o infinito? Ñ percebi… essa equação existe mesmo ou ñ? Ñ quero saber sem é útil para alguma coisa ou ñ…. Será que essa equação existe mesmo? E que diferença terá essa equação de uma qualquer divindade que nos tenha criado a todos? Ñ serão conceitos que em si encerram muitos pontos comuns? Mas ñ vamos por ai…

Confesso que fiquei um pouco chocado com a falta de rigor intelectual desses teus “tabefes na cara” mas a medida que ia lendo cada vez ia sorrindo, encontrei muito pouco de argumentação neste teu texto, quem te não conhecesse acreditaria que estavas mais interessado na forma do texto do que no próprio conteúdo, pela forma como (não) argumentavas a questão principal do texto. Tenho que te congratular pela tirada de nietzche da “origem da tragédia” infelizmente já li esse livro a demasiado tempo para te poder responder a altura, mas admito que foi muito bem aplicada. Por outro lado a forma como utilizas os seus argumentos é exasperante, todos os conceitos que esse senhor introduziu aparecem trocados, o conceito de moral, o conceito de piadade… Moral em linhas grossas é aquilo que a sociedade defino como certo e errado, como bem e como mal, e se leres com algum cuidado o meu Post vais ver que acredito que também é a moral que define aquilo que é verdade e errado… e que o conceito de verdade é algo próprio de cada ser humano, uma vez que cada pessoa tem direito a acreditar no que acha ser a sua verdade, certas pessoas acreditam num deus que as criou a sua imagem e semelhança, outras acreditam que são um mero acaso estatístico, “-Em tantos planetas espalhados pelo universo, em algum as coisa teriam que correr mal e ter aparecido vida…..” Outros acreditam numa equação…. A minha teoria é que todos e cada um deles tem razão, a verdade deles só a eles pertence e cada um tem o direito de acreditar no que quiser… já o disse e continuo a afirmar, a verdade é um conceito inatingível… que a possas perceber ao não, não me parece relevante… isso é a mesma coisa do que dizer que consegues conceber um conceito perfeitamente, que o consegues definir, delimitar, mas que depois não consegues criar conteúdo… e ñ o consegues criar porque ele é vazio! Nesse caso passo a te apresentar o conceito de “keepop” (tem k e tudo para parecer estrangeiro e mais fino…). Este conceito diz que as pessoas têm poderes intelectuais proporcionalmente ao numero de pelos que têm nos ouvidos, mas que esses poderes podem nunca se revelar…. Tu q em parte tens sangue de cientista, que adoras a teoria dos fratais e do caos, deverias saber que os próprios números são uma aproximação da verdade, no inicio foram criados os números naturais, mas a medida que o ser humano foi evoluindo foi necessário criar algo mais complexo para explicar a realidade que nos rodeia… até pq ñ existem 2 maçãs iguas e nem nenhuma vara com exactamente 2 metros de comprimento… chama-se isso números racionais por algum motivo, já nem vou falar nos números imaginários e a necessidade e extrema utilidade que eles contêm… ou seja eles são assumidamente mentira, mas servem para muitas coisas…. Sem eles ñ tinhas carros nem electricidade nem…. As aproximações servem para tentarmos ter qq coisa próxima da verdade… já que ñ conseguimos obter o puro, ficamos pelo mais próximo que pudermos…

Li, e já reli algumas vezes este teu post e continuo a não perceber a tua posição.. até pq ñ senti nenhuma estalada….

Dizes que se ñ somos felizes é pq ñ vivemos a vida de acordo com o seu sentido, mas será necessário um sentido formal para a vida? Será que a teorização de conceitos prático te leva a acreditar que as coisas apenas têm uma solução? Ou mesmo que existam várias será que tens a vã expectativa de as poderes enumerar a todas? Acreditas mesmo nessa história da equação divina (que assim inclui o destino… pq se ela prevê tudo, já tudo está escrito, tudo está previsto e ñ passamos de marionetas de um grande teatro q é a vida….. já leste a historia inteminavel? Pareces o Bastien…. Se acreditas que a vida tem toda um destino uma lógica , que as pessoas querem mm ser felizes e q de facto as coisas contrariam a 3 lei da termodinâmica e caminham para a ordem, deixo-te um dos meus poemas favoritos…. Sei q estás farto de o ler… mas é sempre bom recordar… (principalmente a parte do meio….)

Sem comentários: