quinta-feira, agosto 30, 2007

porque sou doido e não tenho mais nada que fazer

... decidi embarcar num exercício de escala, porque tenho imensa dificuldade com os números, em visualizá-los. É-me extremamente difícil perceber o que quer dizer "milhões", ou "biliões" ou mesmo "triliões".

É que ouço dizer que se gastam 85 milhões de barris por dia. Eu não faço puta de ideia o que isto quer dizer. Então comecei por perceber o que é um barril de petróleo.




30cm raio x 56cm altura. Parece bem. Pequeno e tal. Gasta-se num milésimo de segundo. Continuemos.




1000 barris. Já é qualquer coisa. Um cubo de 6m de lado, sensivelmente. No entanto, isto gasta-se num segundo. Saltemos agora para os 85 milhões.



Pois. Salto demasiado brusco, devia ter pausado antes pelo minuto e pela hora, mas eu sou um apressado, há quem diga que algo precoce mesmo. Imaginem, tem mais de 300m de aresta... tão alto como um arranha céus e bem mais gordo. Continuemos.




Isto é o que se gasta num ano. 30 gigas. Já parece uma montanha. De facto tem 3km de aresta.



Por fim... um trilião de barris, ou tudo o que já se gastou em petróleo.


Agora fiz uma coisa mesmo mesmo mesmo mesmo croma.

Basicamente, quero perceber o que isto quer dizer em relação a coisas que eu conheça. Ora, eu conheço minimamente o algueirão. Podia ter feito outras comparações, mas para mim não há pôr-do-sol mais apaixonante e romântico do que o pôr-do-sol no algueirão. Então peguei no GE e fiz um cubo de 10km para ver como seria empilhar um trilião de barris de petróleo todos em cima uns dos outros...





Concluíndo, fiquei na mesma. Continuo sem perceber o que é um trilião. Mas foi divertido...

2 comentários:

Anónimo disse...

ah e tal os baris são redondos e existe muito espaço vazio no teu cubo com 10km de raio....

Barba Rija disse...

O excelentíssimo anónimo tem toda a razão. A sua perspicácia é totalmente legítima e desde já agradeço a sua correcção.

É que de facto, 21,46% do cubo é vazio. Mas isso altera pouco. Um cubo perfeitamente cheio de petróleo com um trilião de barris ocuparia um cubo de 9.3km de aresta, e embora seja diferente de 10km, também lhe digo que já gastamos bem mais de um trilião de barris... pelo que mais coisa menos coisa, vai lá ter igual.