quarta-feira, novembro 07, 2007

Tapis

Benvindos à era oficial do triplo dígito. O preço do petróleo atingiu os 100 dólares hoje, e apesar de baixar um pouco no final do dia, a tendência é clara e para continuar.

E para evitar que pensem que isto não interessa assim tanto, pensem que por cada dólar que o barril custa, Portugal gasta sensivelmente 100 milhões de euros por ano. Sim. Enquanto que em 2003, o nosso bairro nacional gastou cerca de 3 mil milhões de euros pela coisa, no próximo ano se o preço se mantiver nos 100 (não aposto nisso, e tenho razões técnicas para entender assim) iremos gastar 10 mil milhões.

São dois aeroportos a menos que iremos construir. O melhor é que teremos cada vez menos razões para o fazer, já que se adivinha um crescendo de preços brutal no serviço em causa...

(...)

Num tom mais cómico, um blog inglês que encontrei que se faz passar pelo CEO da Apple, Steve Jobs. Não vale pelo cargo fictício, mas pela literatura. Por vezes é genial.

1 comentário:

Лев Давидович disse...

A preocupação é séria.
Todavia, pensa nisto: porque é que ainda não tocaram os alarmes internacionais? Porque é que o comum cidadão não sabe o que é que significa ter petróleo a 100 dls?
Se há economistas que até gostam do barril a esse preço, parece-me que é bom olhar para o assunto, mas não perder a cabeça com ele.