Desculpem lá caros leitores, o despejar de coisas, mas é que estou a arrumar o porão (sim é verdade!) e encontrei uns pequenos grandes tesouros de escrita, já de há alguns anos. Dou-lhes uma sequência para não serem tão secantes. Interessante, ver o passado...
é sobre a verdade e outras mentiras do género:
"A totalidade é a não verdade"
Adorno
"Também o pensamento complexo é animado por uma tensão permanente entre a aspiraão a um saber não parcelar, não fechado, não redutor e o reconhecimento do inacabamento, da incompletude de todo o conhecimento"
"Esta tensão animou toda a minha vida"
"Se houvesse uma única verdade, seria impossível fazer cem quadros sobre o mesmo tema"
"A arte é uma mentira"
Pablo Picasso
"... os que pretendem deter a verdade são os mesmos que deixaram de a procurar. A cerdade procura-se não se possui. (...) A felicidade não consiste em beber da nascente, mas em abeirar-se dela"
"A patologia da razão é a racionalização que encerra um sistema de ideias coerente, mas parcial e unilateral, e que não sabe nem que uma parte do real é irracionalizável. Nem que a racionalidade se encarrega de dialogar com o irracionalizável"
1. Factor religioso:
"... é aquela natureza original do homem pela qual ele se exprime de forma total em perguntas "últimas", procurando o porquê último da existência em todos os aspectos da vida e em todas as suas implicações."
"... expressão adequada daquele nível da natureza em que esta se torna consciente do real (...); e é a este nível que a natureza pode dizer "eu", reflectindo-se nesta palavra potencialmente toda a realidade. São Tomás dizia: (...) a alma é de algum modo tudo"
"a palavra DEUS define o objecto próprio deste desejo último do homem"
"Deus (...) é uma presença que domina empre o horizonte humano, mas situa-se, no entanto, sempre para além desse mesmo horizonte"
"Esta imperecível situação de desproporção e de impossibilidade de atingir facilita o surgimento na consciência da ideia de mistério"
2. Vertiginosa condição humana
"Aquele «Deus», aquela realidade pela qual em última análise vale a pena viver, como vimos, é aquilo de que ultimamente a realidade é feita"
"... é um «x» em última análise incompreensível e que não pode ser encontrado na capacidade de memória da razão. Está fora. A razão no seu vértice pode chegar a apreender-lhe a existência, mas, uma vez atingido esse vértice, é como se falhasse, não pode ir mais além."
"Conheces tu essa ausência mais poderosa do que a presença?"
3 Busca de uma solução
"Surge sempre um desejo [no homem] de dobrar o destino à sua vontade, um desejo de fixar o significado ou o valor a seu próprio gosto..."
"A única ajuda adequada à reconhecida impotência existencial do homem, não pode ser senão o próprio divino"
"O homem sempre exprimiu, na sua história, a convicção de poder ser iluminado sobre o «totalmente outro» de si, sobre o Desconhecido, enquanto este se quer propriamente manifestar na realidade"
SIMBOLO / MITO "grandes instrumentos por excelência cognoscitivos e reveladores do mistério - «para o mundo arcaico o mito é real dado que narra as manifestações da verdadeira realidade: o sagrado"
etc.
"Ao aceitar a contradição, assim como a complexidade, tenho em vista a vitalidade, tanto quanto a validade"
Robert Venturi
Sem comentários:
Enviar um comentário