... decidi embarcar num exercício de escala, porque tenho imensa dificuldade com os números, em visualizá-los. É-me extremamente difícil perceber o que quer dizer "milhões", ou "biliões" ou mesmo "triliões".
É que ouço dizer que se gastam 85 milhões de barris por dia. Eu não faço puta de ideia o que isto quer dizer. Então comecei por perceber o que é um barril de petróleo.
30cm raio x 56cm altura. Parece bem. Pequeno e tal. Gasta-se num milésimo de segundo. Continuemos.
1000 barris. Já é qualquer coisa. Um cubo de 6m de lado, sensivelmente. No entanto, isto gasta-se num segundo. Saltemos agora para os 85 milhões.
Pois. Salto demasiado brusco, devia ter pausado antes pelo minuto e pela hora, mas eu sou um apressado, há quem diga que algo precoce mesmo. Imaginem, tem mais de 300m de aresta... tão alto como um arranha céus e bem mais gordo. Continuemos.
Isto é o que se gasta num ano. 30 gigas. Já parece uma montanha. De facto tem 3km de aresta.
Por fim... um trilião de barris, ou tudo o que já se gastou em petróleo.
Agora fiz uma coisa mesmo mesmo mesmo mesmo croma.
Basicamente, quero perceber o que isto quer dizer em relação a coisas que eu conheça. Ora, eu conheço minimamente o algueirão. Podia ter feito outras comparações, mas para mim não há pôr-do-sol mais apaixonante e romântico do que o pôr-do-sol no algueirão. Então peguei no GE e fiz um cubo de 10km para ver como seria empilhar um trilião de barris de petróleo todos em cima uns dos outros...
Concluíndo, fiquei na mesma. Continuo sem perceber o que é um trilião. Mas foi divertido...
2 comentários:
ah e tal os baris são redondos e existe muito espaço vazio no teu cubo com 10km de raio....
O excelentíssimo anónimo tem toda a razão. A sua perspicácia é totalmente legítima e desde já agradeço a sua correcção.
É que de facto, 21,46% do cubo é vazio. Mas isso altera pouco. Um cubo perfeitamente cheio de petróleo com um trilião de barris ocuparia um cubo de 9.3km de aresta, e embora seja diferente de 10km, também lhe digo que já gastamos bem mais de um trilião de barris... pelo que mais coisa menos coisa, vai lá ter igual.
Enviar um comentário